'Meta' é uma palavra que tem sido utilizada ao redor do mundo muito recentemente nas comunidades de League of Legends. Fora da elite de nossa comunidade (aqueles que trabalham com o jogo, estudam todas as possibilidades e maneiras de jogar), ou seja nós pobres jogadores, como uma comunidade de League não tenha tido uma conversa sobre o meta sem o pressuposto de que ambas as partes sabem o que realmente é 'meta'.
Quantas vezes alguém lhe disse, "esta equipa joga dentro do meta" ou "esse player não joga com os campeões do meta", quando a única coisa que aconteceu no jogo até agora é a escolha de campeão? espero ajudar um pouco a comunidade a respeito do Meta game de League of Legends
Então o que é Meta?
Literalmente, meta é uma análise teórica de algo em um nível superior. Para League, porém, é vir a ser interpretado como a forma mais adequada para jogar o jogo . Esta definição não é 100% exata, mais é a que mais se adéqua para se descrever em uma frase única.
Cada região do cenário competitivo cria seu próprio Meta, em sua maioria devido as habilidades específicas dos próprios players, que acabam arrastando a sua características para dentro do Game, um exemplo que a gente teve recentemente no cenário Nacional, foi o retorno de Twisted Fate na 'Mid Lane' com o Player 'SuNo', que foi utilizado nas duas últimas partidas do 'CBLOL' e até então, não era utilizado no cenário Nacional.
Como temos nosso Meta aqui no Brasil, temos diferença nesse fator em todos as regiões. Antes de mergulhar em mais detalhes a respeito de meta, eu gostaria de tomar um momento e aprofundar alguns League of Legends história.
Moldando um estilo
Para aqueles que já preso com League of Legends desde Beta, eles sabiam os principais personagens e como jogar quando o lançamento oficial foi realizado, só que as coisas foram mudando com o passar do tempo. Eventualmente, as equipes começaram a criar "estilos" e dificultando o trabalho desses jogadores, diferenciando-se do bloco por jogar apenas com o que está em 'meta - e jogar muito bem .
Se formos lembrar de um time que mudou drasticamente o Meta do League of Legends por um bom período, esse time foi a Counter Logic Game (CLG), como o nome deste time já indica, eles chegaram com uma forma totalmente desconhecida de jogar, apresentando ao Mundo a famosa 'Troca de Lane', aonde eles jogaram a sua 'Bot Lane' no 'Top' deixando assim o time inimigo, que não conhecia essa estratégia, em choque.
Até hoje essa estratégia é muito utilizada para tirar a vantagem de algum personagem muito agressivo, por ex: Jax.
Dentro dos estilos, temos os estilos mais conhecidos, que são: 'Meta Late Game', é jogo aonde você escolhe campeões que crescem muito no fim do jogo (Ex: Jax, Tristana, Vayne, Kog...) e os demais personagens para segurar o jogo até o chegar no 'Fim' dele (Ex: Ziggs, Orianna...). Sendo totalmente o oposto temos o 'Meta Early Game', que é a montagem dos personagens que ficam incrivelmente forte durante o início do jogo (Ex: Renekton, Lee Sin, Pantheon...), esse Meta é voltado para terminar o jogo rápido (Em média de 25Min), a partir dai começa a dificultar para esse estilo de jogo.
Vamos utilizar como exemplo o cenário competitivo do League of Legends NA (LCS NA), hoje. A velha sensação de 'estilos' está fora de cogitação para as principais equipes. Eles evoluíram tanto que eles podem identificar os pontos fracos de uma composição, apesar de quão bom um time inimigo pode ser para ela, e pegar campeões que anulam a composição escolhida por esse time. Equipes te tamanho inferior, no entanto, dependem de estilos para esconder suas fraquezas vitais, na esperança de competir com equipas de topo.
Conclusão
Então, para resumir o que você acabou de ler:
- Meta é pensado para ser a maneira mais ideal de se jogar o jogo.
- Meta tem contexto (exemplo: regional) e restrições (inovação).
- Inovação impulsiona a meta - equipes estagnadas tendem a sofrer.
- Equipes com boa infra-estrutura - Especificamente Analistas - terá mais informações para trabalhar, e uma melhor chance de sucesso na guerra de informação dentro LoL.
- ' Estilos 'foram predominantes nos velhos dias do LoL.
- Equipes focado em um específico e definição de estratégia.
- Estilos ficou desatualizado como equipes começaram a jogar mais composições em um nível superior.
- Transição para focar meta faz equipes de melhor desempenho mais consistente , mas deixa-os suscetíveis a quem está disposto a inovar .
Mais nunca fique preso em um Meta, se seu personagem principal estiver fora do 'Meta' atual e você ainda sim consegue manter um nível de jogo alto com ele, mantenha o seu personagem entre suas opções, pois na Solo Queue o 'Meta' não tem tanta força assim.
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