Havia uma grande quantidade de críticas dirigidas a desenvolvedora de Minecraft recentemente por sua postura sobre a tarifação servidores. Embora o assunto já foi tratado para a satisfação de muitos, o criador Markus "Notch" Persson abordou a situação e explicou que foco principal da Mojang não é "ganhar tanto dinheiro quanto possível."
A situação começou quando um dos desenvolvedores de Minecraft, Erik Broes, respondeu a uma pergunta no início deste mês, apontando que a EULA do jogo não impede ninguém de fazer dinheiro com isso. Isso levantou preocupações sobre a prática comum de proprietários de servidor cobrando jogadores para o acesso - algo que tem sido um componente crítico do jogo por algum tempo e agora para muitos jogadores. Tendo feito uma exceção para o EULA anteriormente, quando se permitiu que os jogadores cobrar dinheiro para vídeos de Minecraft, Mojang decidiu acrescentar uma outra exceção na semana passada, permitindo oficialmente proprietários de servidor para rentabilizar seus servidores.
Em um post em seu blog pessoal, Notch explicou, "Mojang não existe para fazer o máximo de dinheiro possível para os proprietários." Considerando que as empresas de capital aberto tem que servir os seus acionistas - normalmente, fazendo o máximo de dinheiro possível - Notch está na posição única de ser capaz de declarar isso para Mojang como acionista majoritário. Ele disse que houve oportunidades para ganhar dinheiro com o jogo que estavam, "naturalmente, muito tentador, mas no final do dia que escolhemos para fazer o que quer que faz mais sentido para os nossos produtos, ou as coisas que parecem como diversão para nos aqui da Mojang."
Segundo as novas regras, que foram delineadas ainda hoje , existem certas restrições - por exemplo, você não pode cobrar por itens que afetam a jogabilidade ou restringir certos aspectos do jogo para pagar jogadores. Você pode, entretanto, executar anúncios e aceitar doações, mas não pode cobrar por moeda do jogo.